Reprodução


Algumas mutações de calopsitas têm dimorfismo sexual quando adultas. A maioria das calopsitas, todavia, apenas pode ter o sexo identificado com segurança através do exame de DNA. Que custa de cerca de 12 até 15 reais.

A reprodução poderá ser feita a partir de 12 meses de idade durante todo o ano, mas é aconselhável tirar apenas duas ou três ninhadas por ano. Tem uma postura de quatro a sete ovos com incubação de 17 a 22 dias. Os filhotes devem ser separados dos pais com oito semanas de vida, apenas no caso de venda dos filhotes, caso queira ficar com a cria em casa se aconselha a deixa-los a vontade com os pais, em caso de querer pegar os filhotes para amansa-los o dono precisa pedir licença aos pais e segurar os filhotes com muito cuidado, protegendo-os principalmente por trás, pois os filhotes não estão acostumados com você ainda, por tanto eles tendem extintivamente a andar para trás.

De acordo com experiências mais actuais  pode-se constatar que em sua primeira postura, a fêmea acasalando com um macho de idade inferior a 12 meses, produziu quantidade inferior a 4 ovos.

O ninho pode ser horizontal ou vertical, mas geralmente são utilizados ninhos verticais de 30 cm de altura. O fundo do ninho deve ser coberto com turfa ou aparas de madeira. Ambos os sexos chocam, os machos principalmente de dia e as fêmeas de noite.

Na natureza, costuma se reproduzir nas épocas de chuvas, até porque os alimentos aparecem mais fartamente, em cativeiro a reprodução pode ser feita o ano todo, mas principalmente na primavera e/ou verão. Na floresta essa ave procura geralmente um eucalipto que esteja próximo à água e faz seu ninho em algum buraco já existente na árvore.

É originária da floresta australiana, e conheceu uma grande expansão por criadores em todo o mundo.

OBS: Nunca separe o macho da fêmea, especialmente em época de reprodução, ambos chocam os ovos e alimentam os filhotes com sua própria comida, nunca deixe os potes de comida e de agua vazios. Algumas calopsitas fêmeas podem chegar a botar de 4 a 9 ovos.


Ninhos

Ajeitando o ninho.


As calopsitas gostam de ajeitar o ninho à seu modo, basta forra-lo com serragem de qualidade e deixar que se ajeitem!




Aproximada a hora de por os ovos.


Aproximando-se da hora de por os ovos, a fêmea ficará mais tempo no ninho, geralmente colocam um ovo por dia, como dito anteriormente o numero total de ovos variam de 4 a 7, com chances muito raras de se colocar até 9 ovos.


Com ovos no ninho.

Com os ovos postos no ninho, começa a funcionar a estratégia natural da calopsita para choca-los, a fêmea passará 12 horas no ninho, desde o por do sol até a manhã seguinte, após isso o macho assume o posto de manhã sedo e fica até o cair da tarde completando também 12 horas no ninho.
Com os filhotes.

Com os filhotes no ninho, o casal continua com a mesma estratégia dita acima, porem estarão mais à vontade, podendo sair os dois para comer e voltando rapidamente. Como dito antes, nunca se deve separar o macho da fêmea, pois além de ele ajudar a chocar os ovos, ele também ajudará na alimentação dos filhotes. 

Defendendo o ninho.


Mesmo as calopsitas mais mansas podem tentar atacar seu dono caso chegue muito próximo do ninho, ainda que você e sua calopsita sejam muito amigos, ao tentar colocar a mão dentro do ninho ela vai lhe dar uma bicadinha, é apenas um modo dela dizer "eu te amo, mas não mexa aqui!".
Para defender o ninho, a calopsita abre as penas da calda como um leque e deixa as penas do corpo eriçadas, ela também emite um som parecido com um espirro, que na verdade é uma bufada que ela dá quando não gosta de alguma coisa, alguém ou do que você estiver fazendo, a calopsita ainda com todas essas taticas de defesa, também balança o corpo de um lado para outro.


Um comentário:

  1. Boa tarde
    Minha calopsita ja chocou umas 3 vezes. so que tem cruzado com o macho e não tem chocado. o que seria isso ? Pode me orientar?

    ResponderExcluir

Voltar ao topo ↑
CADASTRAR O SEU EMAIL

Marcadores

© 2013 Vida de Calopsita - Traduzido Por - Template Para Blogspot - Converted by BloggerTheme9
Traduzido Por - Template Para Blogspot. Proudly Powered by Blogger. Editado por: Ricardo Silveira.